A lendária e tradicional Rue Mouffetard

Conhecida como Mouffe, é uma das ruas mais antigas de Paris: originalmente, era o começo da estrada que ligava Lutécia a Roma. Aliás a região conserva ruínas romanas até hoje, como as Arènes de Lutèce, uma atração turística de Paris, construída durante a ocupação romana.

A rue Mouffetard começa na place de la Contrescarpe, ainda na colina Ste-Geneviève, e vai descendo por várias quadras, até chegar à planície, já perto da estação Censier Daubenton. Suas últimas quadras são reservadas para pedestres; é lá que existe um dos bons mercados de alimentação ao ar livre de Paris. É um bom lugar para flanar e comprar um bom queijo, um pão quentinho ou uma caixa de framboesas fresquinhas para comer no quarto do hotel. Mas a Mouffe não se resume ao seu mercado; o comércio é muito variado e nas redondezas, principalmente na região da rue du Pot de Fer, há diversas lojas e vários restaurantes de categoria e preços medianos. Muitos deles funcionam em antigas caves subterrâneas de paredes de pedra e teto sustentado por grossas vigas talhadas à mão há alguns séculos.
A região é também uma das preferidas dos mochileiros devido a existência de hostéis particulares baratos e simpáticos, mas bem localizados.

Casas com antigos brasões – Passando por lá, você pode aproveitar para dar uma olhada na igreja medieval de St-Médard, bem no fim da rua, que foi reformada no século XV. A região da Mouffe tem casas antigas, com brasões anteriores à numeração oficial, estabelecida em 1805. (Antes disso as casas tinham nomes, e não números).

A Place de la Contrescarpe – A Plce de la Contrescarpe, construída em meados do século XIX, é mais conhecida pelos cafés, frequentados pelos escritores americanos que viveram em Paris depois da Primeira Guerra, como Ernest Hemingway, John Dos Passos e Henry Miller, nos tempos que eles ainda viviam pobremente e se reuniam nos cafés do bairro para filosofar na frente de uma taça de vinho barato.

Fonte: http://manualdoturista.com.br/

Foto: Lucio Martins Rodrigues / nov. 2015

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *