O Musée Rodin foi inaugurado em 1919 no Hotel Biron e exibe obras do escultor francês Auguste Rodin. Abriga 300 obras de diversos materiais – de cera a bronze – além de pinturas, rascunhos e fotografias, todos assinados por Rodin ou relacionados ao gênio de alguma forma.
Enquanto morava na Villa des Brillants (em Meudon, subúrbios de Paris), Rodin usou o Hôtel Biron como sua oficina a partir de 1908. Posteriormente doou a sua colecção completa de esculturas (juntamente com pinturas de Vincent van Gogh e Pierre-Auguste Renoir que ele tinha adquirido) para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.
O Musée Rodin contém a maioria das criações significativas de Rodin, incluindo O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno. Muitas das esculturas estão expostas no grande jardim do museu em ambientes naturais. O Hotel Biron é um dos museus mais visitados de Paris. Nos jardins, nos fundos do edifício do museu existe um pequeno lago e um restaurante.
O museu tem também uma sala dedicada às obras de Camille Claudel (aprendiz e amante de Rodin) e também algumas pinturas de Monet, das coleções pessoais de Rodin.
Curiosidade: nos jardins deste museu, foram gravadas cenas do consagrado filme Meia Noite em Paris, de Woody Allen.
Hôtel Biron, 79, rue de Varenne, 75007 Paris, França
Metrô: estação Varenne (linha 13)
Horário de funcionamento:
Abr/Set 3ª/dom 10h/17h45
Out/Mar 3a/dom 9h30/16h45
Ingressos:
Adultos: € 10,80
Estudantes de 18 a 25 anos: € 6,80