12 hábitos franceses que você pode adotar para a sua vida

O mundo é gigante. Muitas culturas, muitos costumes e muitas diferenças entre os hábitos de cada uma das regiões. Quem viaja sempre traz na bagagem o que de melhor aprendeu lá fora e tenta aplicar no seu dia-a-dia. Nem tudo é possível mas muitas coisas, sim.

Hoje listei aqui 12 hábitos que os franceses tem, que servem para nosso cotidiano em qualquer parte do mundo. Esses não são hábitos só do parisiense, mas do francês das pequenas cidades e vilas também. Provavelmente você já se utiliza de alguns deles (indicação de que, de alguma forma, você pensa como os franceses – risos)…

É claro que com a globalização, o que escrevo aqui não se aplica a 100% da população da França ok? Os costumes, os valores e a cultura mudam a cada dia. Então peço que aproveite o que possa somar em sua vida. O que não servir, simplesmente ignore. Afinal, cultivar bons hábitos é uma soma de vários fatores e um sentimento que começa dentro de cada um de nós. Boa leitura.

01 – Educação e cordialidade

A educação e cordialidade sempre foram características do franceses e você já deve ter percebido isso. Nas cidades menores, esta característica é ainda mais marcante. O famoso “Bonjour” é sagrado mas o ato de cumrimentar a pessoa e olhá-la nos olhos é muito importante. Tudo é Bom dia!, Por favor, Obrigado, Até amanhã, etc.

02 – Valorize-se

Cuidar bem do corpo e da mente e sentir-se bem do jeito que você realmente é, sem exageros em relação a aparência física e mesmo no modo de se vestir.
Use as suas melhores roupas, seus melhores acessórios, as louças e taças que você têm, todas aquelas coisas que você sempre reserva para uma ocasião especial. Lembre-se que todo dia deve ser especial na sua vida! Não espere! Isso valoriza também as suas experiências no dia a dia.
Buscar a harmonia e viver com qualidade dentro de suas reais condições (inclusive financeiras)é uma realidade para o povo francês, que sabe lidar muito bem com o equilíbrio de todos esses ingredientes e ter uma vida tranquila.

03 – O seu tempo é sagrado

Quem faz o seu tempo na França é você, e o seu tempo é sagrado. Estender uma toalha no gramado de um parque para ler um livro, namorar ou simplesmente ficar observando as nuvens não é motivo para culpas. Não há dinheiro que pague o tempo que você reservou para a pessoa mais importante do mundo: você. Não existe aquela sensação de que estamos “perdendo tempo”.

04 – Estar em contato com a Natureza

A França é um prato cheio para quem gosta de atividades junto à Natureza. E o francês tem verdadeira paixão por atividades e esportes “outdoor” como alpinismo, caiaque, corrida, camping, esqui ou simplesmente fazer um pic-nic com a família. Em quase todas as regiões é possivel encontrar parques onde se pode praticar uma diversidade enorme de esportes e outras atividades em todas as estações do ano. Há trilhas de caminhada por todo o país, balizadas pela Fédération Française de la Randonnée Pedestre. Há trilhas na floresta, ao redor de lagos, ao redor de ilhas e as pessoas vão! Eles frequentam de verdade esses ambientes!

05 – Queijo nunca é demais

Principalmente no inverno encontramos diversos pratos com queijo além da fondue e raclette existem também tipos raros de queijos, como o Mont D’or ou Vacherin (nome suíço) que são exclusivos de uma área dessa região chamada Jura (França) e Vaud (Suíça). Seu processo de fabricação 100% artesanal começa em agosto e vai até março e os queijos são colocados à venda a partir de setembro até no máximo começo do mês de maio. Para mim, um dos melhores queijos – se você também é um amante de queijos tem que experimentar!

06 – Comer, mexer-se

“Manger, bouger” é o slogan de uma das campanhas que promovem a saúde. Acho interessante porque é bem isso que vemos: eles comem bem e fazem exercícios físicos com frequência – é nesse momento que queimamos as calorias a mais vindas das delicias culinárias da França – mas o fato é que quase não se vê pessoas obesas na França e não tem como não entrar no ritmo!

07 – O vinho sagrado

Acompanhamento perfeito para os maravilhosos queijos e pratos franceses, o vinho, consumido com moderação é sagrado por aqui. Um cálice (só isso?) de vinho para acompanhar o jantar cai muito bem depois de um dia de trabalho.

08 – Qualidade na hora da alimentação

Alimentar-se adequadamente é um dos fatores responsáveis pela qualidade de vida na França. Temos disponíveis diversos estabelecimentos onde é possivel comprar alimentos orgânicos (as lojas Bio) e também feiras com frutas, verduras e legumes diretos da fazenda. Se alimentar sem pressa, aproveitando este momento. O uso de celulares e outros eletrônicos nem sempre são bem-vindos à mesa.

09 – Soneca após o almoço zzzzzzzz

Aquela cochilada após o almoço faz toda a diferença por aqui. Especialmente nas cidades menores e pequenas vilas, as pessoas aproveitam, e muito, as duas horas de almoço para relaxar e voltar com mais energia para a segunda etapa de trabalho do dia.

10 – De bike ou carona?

Quem já esteve na França deve ter percebido que ter um carro não é prioridade por aqui, correto? Em grandes cidades como Paris é comum o transporte público no dia a dia de qualquer pessoa. Em cidades menores e pequenas vilas, onde o sistema de transporte urbano não é tão eficiente assim, as pessoas se locomovem de bicicleta ou de carona, caso a pessoa não tenha “pique” pra pedalar. É muito comum ver caroneiros homens, mulheres, sozinhos ou acompanhados e de diferentes faixas etárias.

11 – Sacolas retornáveis

Os franceses já se adaptaram muito bem aos “novos” bons hábitos de uma vida sustentável. Além da valorização de produtos orgânicos e locais, como comentei acima, eles também já praticamente aboliram as sacolinhas plásticas de supermercado. Aqui todo mundo leva sua sacola reutilizável ao supermercado, à feira e para fazer compras na rua. É comum ver alguém que esqueceu a sua sacola saindo do mercado com os produtos na mão.

12 – Tenha uma vida mais minimalista

Menos é mais, os franceses garantem. Quem consome muito tem menos espaço para guardar e organizar as coisas. Resultado: tudo vira uma bagunça. Eleja prioridades na sua vida: mantenha sua casa mais organizada, arrumada e aproveite para juntar dinheiro com coisas mais interessantes, como uma viagem para a França, por exemplo!

Gostou? Comente aí abaixo e nos ajude a melhorar a cada dia!

Voos diretos para a França? Consulte e compre AQUI

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

1 Comment

  1. Estou rescrevendo uma peça teatral que montei aqui há muitos anos, “As flores do Mal e o Corvo” e seu conteúdo foi deveras importante para a construção das personagens. Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *