7 curiosidades sobre a Torre Eiffel. Será que você já conhecia todas?

Quando se trata de um dos monumentos mais fotografados do mundo, curiosidades é o que não faltam. Separamos neste post, sete para você.

Conhece mais alguma curiosidade sobre “A Dama de Ferro”? Conte pra nós aí nos comentários.

1- Não era para ter sido construída

Torre-Eiffel-Construção-Paris

Um grupo de artistas e escritores Franceses protestaram contra a construção do monumento argumentando que seria uma obra completamente inútil. No entanto, a Torre Eiffel acabou por ser construída como pórtico de entrada para a exposição universal no ano de 1889. Foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel.

2 – Cresce no verão e diminui no inverno

É verdade, os físicos acreditam que o ferro se dilata com o calor (no verão) fazendo com que aumente de tamanho e diminua no inverno, em cerca de 15 centímetros.

3 – Apartamento “secreto”

Apartamento-Secreto-Torre-Eiffel

No topo da torre existe um apartamento particular de Gustave Eiffel. Muitos famosos chegaram até a pagar grandes fortunas para alugar o espaço, mas a decisão da família do engenheiro veio sempre negativa. Thomas Edison foi um dos poucos que teve acesso ao espaço. Atualmente o apartamento se encontra exposto ao público com uma réplica em cera dos dois amigos.

4 – Devia ter sido demolida

Após o final da exposição universal a Torre Eiffel quase foi desmontada, o que a salvou foi a antena de rádio gigante, adicionada posteriormente.

5 – Não a fotografe à noite, ou poderá ser multado

Torre-Eiffel-Noite

Entrou em vigor em 2011 uma norma da União Europeia que proíbe expressamente a captura de imagens noturnas do monumento. A iluminação noturna da Torre Eiffel é considerada uma obra de arte e por isso necessita do pagamento dos direitos de autor. Caso a imagem seja utilizada para fins comerciais, os responsáveis estarão sujeitos à multa.

6 – 60 toneladas de tinta

É essa a quantidade necessária para pintar a Torre Eiffel, que tem de ser renovada a cada sete anos.

Torre-Eiffel-Pintura

7 – Preciosa ajuda na 1ª Guerra

A Torre Eiffel foi utilizada para atrapalhar uma rádio alemã, que fez com que os avanços das tropas saíssem atrasados. A torre teve assim um papel importante na vitória dos aliados na Primeira Batalha do Marna, em 1914. Também existe um bunker secreto que servia como refúgio aos bombardeiros e ataques da guerra, localizada por baixo do monumento.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *