Conheça Nice, a jóia da Riviera Francesa e a história da “Promenade des Anglais”

Este era o lugar preferido dos aristocratas britânicos para um passeio e hoje é um ponto de encontro da moda para quem gosta de praia e esportes: em um século e meio, a famosa Promenade des Anglais nada perdeu de seu encanto. Conversíveis passam pelas ruas ladeadas por palmeiras, e os pedestres apreciam a vista de uma das mais lindas baías da Côte d’Azur.

Os habitantes de Nice carinhosamente se referem à Promenade des Anglais como “La Prom”. A avenida de oito quilômetros de comprimento é um dos destinos prediletos de corredores, patinadores e ciclistas. Os pedestres se instalam nos muitos bancos debaixo das pérgolas brancas: um lugar agradável para observar os grandes navios de cruzeiro que navegam pelas águas azul-turquesa da Baie des Anges (Baía dos Anjos). Grandes letreiros exibem os nomes dos clubes de praia, incluindo o famoso Beau Rivage (no Hotel Beau Rivage) e o descolado HI Beach.

Aristocratas e artistas

Os aristocratas russos foram os primeiros a se apaixonar por Nice, mas em meados do século XIX muitos ingleses ricos também descobriram o clima ameno da Riviera. Eles vinham para Nice em massa para fugir dos frios invernos ingleses. Naquela época, havia apenas um caminho de terra ao longo da praia, e, para manter limpos os lindos vestidos das damas inglesas, a Promenade des Anglais foi construída em 1844. No período da Belle Époque, o turismo desenvolveu-se ainda mais, e surgiram luxuosos hotéis e cassinos ao longo do bulevar.
Em 1917, um pintor francês do norte chamado Henri Matisse estabeleceu-se num desses hotéis para recuperar-se de uma bronquite. Este foi o início de um importante período do trabalho deste artista mundialmente famoso, cujas vistas da Baie des Anges são retratadas em muitas obras. Muitas de suas pinturas estão em exposição no lindo Musée Matisse na Colina Cimiez em Nice. Outros pintores famosos, como Marc Chagall e Raoul Dufy, também se inspiraram na mítica promenade de Nice.

Le Negresco

nice-negresco_1816701b

Ao longo do tempo, a maior parte das mansões e hotéis da Belle Époque foram sendo substituídos por prédios novos, mas um luxuoso hotel histórico ainda continua sendo a cara da promenade. Com sua fachada branca e cúpula rosa, Le Negresco emana charme à moda antiga. Seu interior também evoca os tempos antigos e, graças ao extravagante proprietário que o dirigiu por quase 60 anos, este hotel de 5 estrelas exibe uma enorme coleção de arte e mobiliário de época. A decoração conta com alguns toques barrocos, como por exemplo na Brasserie La Rotonde, que é decorada com cavalos de carrossel.

Vistas de cartão postal

vue-parc-de-la-colline-du-chateau-nice-06

As mais belas vistas da Promenade des Anglais e da Baie des Anges são do Parc de la Colline du Château. Pode-se chegar a este parque, que fica numa rocha na parte leste da cidade, por meio de um elevador antigo na Rue des Ponchettes em Vieux Nice. Situado no lugar de uma antiga fortaleza, este ponto de observação proporciona vistas deslumbrantes de toda costa e do porto de Nice. A vista talvez seja ainda mais impressionante ao anoitecer, quando as luzes ao longo do bulevar começam a cintilar – verdadeiramente inesquecível.

Vôos do Brasil, direto para Nice VEJA AQUI

Fonte: www.klm.com

Fotos: Google search

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *