O café Les Deux Magots

O Les Deux Magots (traduzido do francês, “As duas estatuetas chinesas”) é um café situado em Saint-Germain-des-Prés, em Paris. É famoso por ter sido frequentado ao longo de sua história por importantes intelectuais e artistas, como Jean-Paul Sartre, Ernest Hemingway, Albert Camus, Pablo Picasso, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Stephane Mallarmé, Elsa Triolet, Louis Aragon, André Gide, Jean Giraudoux, Simone de Beauvoir, Fernand Léger, Prévert, James Joyce e Bertolt Brecht.

mag

As duas estatuetas chinesas que adornam o interior do café

Anualmente, é o local de entrega de importantes prêmios artísticos, como o prêmio literário Prix de Deux Magots; o prêmio de literatura dedicada à música Prix Pélleas; e o prêmio artístico Prix Saint-Germain. Atualmente, é um importante ponto turístico da cidade.

História

Em 1812, uma loja de tecidos e novidades intitulada Les Deux Magots iniciou suas atividades no número 24 da rua de Buci, próxima ao atual café. O nome era uma referência a uma peça teatral famosa na época intitulada Les Deux Magots de la Chine. A loja havia escolhido esse nome devido ao fato de a maioria de seus tecidos provir da China.

5P7Jp

 

Em1873, a loja se transferiu para o local atual do café, na praça Saint-Germain-des-Prés, bem em frente à Abadia de Saint-Germain-des-Prés. Em 1884, a loja se transformou num café. Desde 1933, o prêmio literário Prix de Deux Magots, criado para ser uma alternativa ao conservador prêmio Goncourt, é entregue no café.

6 Place Saint-Germain des Prés, 75006 Paris

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *