A charmosa Place du Tertre, em Montmartre

Place du Tertre 15/11/2010 17h15 Place du Tertre The Place du Tertre is a square in Paris' XVIIIe arrondissement. Only a few streets away from Montmartre's Basilica of the Sacré Cœur and the Lapin Agile, it is the heart of the city's elevated Montmartre quarter. With its many artists setting up their easels each day for the tourists, the Place du Tertre is a reminder of the time when Montmartre was the mecca of modern art. At the beginning of the 20th century, many penniless painters including Picasso and Utrillo were living there. [ Source: Wikipedia - Place du Tertre (Paris) ]

A famosa “Place du Tertre” fica no centro de Montmartre, um dos bairros mais charmosos de Paris, situado no ponto mais alta de cidade, a Colina de Montmartre, a 130 metros de altura.

Esta praça é um dos lugares mais turísticos da capital francesa. Nesta praça pitoresca e muito animada, há cafés com mesas na calçada, restaurantes, e uma exposição permanente com cavaletes de 140 artistas (pintores, retratistas, caricaturistas) que expõem as suas obras e pintam ao ar livre. Cada artista dispõe de uma área de 1 m².

A praça fica perto da Basílica de Sacre Coeur , cujo mirante oferece uma das mais belas vistas panorâmicas de Paris. A capital e os seus principais monumentos estão a seus pés: Torre Eiffel, Notre-Dame, Arco do Triunfo, etc.

Montmartre foi um lugar importante da vida artística parisiense com o nascimento de vários grandes movimentos artísticos: o impressionismo, o cubismo, o fauvismo, o futurismo e o surrealismo, seja com Toulouse-Lautrec, Modigliani, Braque, Picasso ou Van Gogh.

CURIOSIDADE

mere

Montmartre é um bairro de charme autêntico com as suas ruelas, as suas toalhas de mesa de vichy e o famoso Café “La Mère Catherine”, restaurante fundado em 1793, que foi o primeiro bistrô de Paris. Diz-se que a palavra “bistrô” teria nascido neste café em 1814, durante a ocupação russa, quando os soldados, apressados, pediam uma bebida dizendo: “Bistro! Bistro!”. Isto é: “Rápido! Rápido!”, em russo.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *