A história da Fonte Saint-Michel que você não sabia

Por Rogerio Moreira

A Fonte Saint-Michel foi parte do grande projeto para a reconstrução de Paris supervisionado pelo Barão Haussmann durante o Segundo Império Francês. Em 1855 Haussmann construiu uma enorme avenida, originalmente chamada boulevard de Sébastopol-rive-gauche, agora chamada Boulevard Saint-Michel.

Haussmann convocou o arquiteto Gabriel Davioud, para projetar uma fonte para completar a nova praça. Como arquiteto, ele foi capaz de projetar não só a fonte, mas também as fachadas dos edifícios novos em torno dela, dando coerência ao entorno.

saint-michel3

O projeto original era uma fonte dedicada à paz, localizado no centro da praça. As autoridades rejeitaram esta ideia e pediu a Davioud além de construir uma fonte, esconder a parede de extremidade do prédio na esquina da Boulevard Saint-Michel e Saint-André des Arts. Isto forçou Davioud a adaptar seu plano para as dimensões do prédio.

saint-michel1

O próximo projeto apresentado por Davioud em 1856 forneceu a estrutura arquitetônica da fonte; uma fachada dividida em quatro níveis horizontais, semelhante a um arco triunfal, com quatro colunas coríntias emoldurando o nicho central.

No plano de 1856, Davioud colocada uma estátua feminina representando a Paz no nicho central. Já 1858 foi solicitado ao arquiteto, substituir a figura da Paz por uma estátua de Napoleão III. Isso provocou furiosa oposição dos adversários do Imperador.

Davioud propôs então que a figura central fosse a luta entre o Arcanjo Miguel e o diabo (homenagem metafórica às conquistas bélicas do imperador).

Com o projeto aprovado, a construção começou em junho de 1858, e a estátua foi inaugurada no dia 15 de agosto de 1860.

Em setembro de 1870, após a captura do imperador Louis Napoleon pelos alemães durante a guerra franco-alemã e sua abdicação, a fonte foi atacada por uma multidão.

Em 1871, a fonte, junto com outros símbolos de Luís Napoleão, foi parcialmente destruída por populares durante o levante e repressão da Comuna de Paris. Em 1872, Davioud foi autorizado pela Prefeitura a fazer reparos urgentes na fonte que foi restaurada novamente em 1893.

Foi nessa praça que, em 1944, foram erguidas as barricadas de Paris contra a ocupação nazista.

Curiosidade

villa-lobos

No número 13 desta praça, viveu entre 1923 e 1930, o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em sua antiga moradia existe até hoje uma placa indicando a passagem do ilustre morador.

Endereço: Place Saint-Michel, 75006 Paris (pertinho do Sena)

GOSTOU DESTE POST? COMENTE E COMPARTILHE. ISSO NOS AJUDA A MELHORAR NOSSO TRABALHO PARA VOCÊ!

Para relatar um erro, envie uma mensagem para redacao@parissempreparis.com.br

Siga-nos em nossos outros canais:
Facebook ParisSempreParis
Instagram @ParisSempreParis
Twitter @Sempre_Paris
Pinterest ParisSempreParis
YouTube ParisSempreParis

As melhores opções de Voos para Paris, você encontra AQUI

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *