A Église de la Madeleine, em francês, fica perto da Praça da Concórdia, em Paris, e é uma igreja católica consagrada a Santa Maria Madalena. Se destaca pela arquitetura em forma de templo clássico grego.
A construção começou próxima do ano 1764 por Contant d´Ivry, sendo logo refeita com o projeto de Guillaume Couture (1777). Durante a Revolução Francesa, as obras foram suspensas de 1790 a 1805. Em 1806, por conta da tendência anticlerical da época, se transformou em um templo em homenagem ao Grande Exército, função que desempenhou até que Napoleão ordenasse a construção do Arco do Triunfo, que a substituiu nessa função.
Em 1842, foi consagrada como igreja católica, função que continua desempenhando até os dias atuais.
Foi nessa igreja que D. Pedro II foi velado, quando este veio a falecer no exílio, em Paris, aos 66 anos, em 9 de dezembro de 1891. Neste dia, Paris parou e milhares de pessoas foram prestar sua homenagem ao único monarca do continente americano que reinara durante meio século, conquistando o respeito e admiração de estadistas em todo o Ocidente. O féretro foi escoltado por mais de 80 mil soldados, demonstrando o reconhecimento que o monarca obteve pelo seu trabalho interrompido pela proclamação da República brasileira.