A verdadeira história do “Le Chat Noir”, em Paris

Inspirado por Edgar Allan Poe, Baudelaire e pelas lendas francesas, Rodolphe Salis inaugura em 1881 um cabaret a que dá o nome de Chat Noir (em português, Gato Preto).
Ponto de encontro de artistas, poetas, músicos e escritores no Boulevard Rouchechouart, o Chat Noir torna-se, em pouco tempo, no local mais emblemático da boêmia Montmartre do final do século XIX.

chat_noir_2b_au_debut_des_annees_trente

A aventura de Salis termina em 1897 para a decepção de Picasso e outros artistas da época, mas para sempre fica o “Tournée du Chat Noir”, poster publicitário criado por Théophile-Alexandre Steinlen um ano antes do fechamento do cabaret.

0221_20

A obra deste artista que conviveu de perto com Toulouse-Lautrec e teve os gatos entre os seus modelos prediletos pode ser admirada no Jane Voorhees Zimmerli Art Museum em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

116_001

As reproduções estão por aí em milhares de formas de merchandising ao redor do mundo.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *