Alexandre III, a mais bela ponte de Paris

Para quem está descendo a Champs Elysées, é só pegar a Av Winston Churchill, à direita (perto do metrô Champs Elysées Clemenceau) e seguir por uma quadra até chegar ao Sena. Alí está umas das obras-primas da cidade.

A ponte de estilo Beaux-Arts, com os seus postes de iluminação exuberantes de estilo arte Noveau com detalhes dourados, ninfas e cavalos alados nas extremidades foi construída entre 1896 e 1900. Recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre III que tinha concluído a aliança Franco-Russa em 1892.

Pont-Alexandre-III-Les-Invalides2

A pedra fundamental foi lançada pelo seu filho, o czar Nicolau II em outubro de 1896. O estilo da ponte é o mesmo do Grand Palais.

A ponte é uma maravilha da engenharia do século XIX. Foi concebida pelos arquitetos Joseph Cassien-Bernard e Gaston Cousin.

pont-alexandre-iii-187925_960_720

Foi construída pelos engenheiros Jean Résal e Amédée d’Alby e inaugurada em 1900 para a Exposition Universelle (Exposição Mundial) desse ano, tal como foram o Grand Palais e o Petit Palais, ali pertinho.

midnightinparis12

Curiosidade

É exatamente nesta ponte que foi gravada a cena final do filme “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen (foto acima)

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *