As pontes cinematográficas do Rio Sena

O Rio Sena atravessa o coração de Paris. Ao longo das margens do rio, você verá as típicas bancas de livros, artistas trabalhando e parques românticos, além de paisagens que já serviram de cenário para inúmeros filmes. Mas é nas muitas pontes que você consegue perceber a essência desse rio elegante, um dos maiores ícones da cidade.

O Rio Sena divide a cidade em duas partes. Muitas pessoas têm seu lado preferido: a Rive gauche (margem esquerda) é considerada mais histórica e romântica, enquanto a Rive droite (margem direita) é mais badalada. O que une essas duas partes são as pontes de Paris: ao todo são 37 pontes, cada uma com características próprias e uma vista diferente e encantadora da Cidade do Amor. Separamos neste post três das mais “badaladas” pontes da cidade.

Pont Neuf

Neuf2

Apesar do nome, a Pont Neuf (Ponte Nova) é a ponte mais antiga de Paris. O Rei Henrique III lançou a primeira pedra em 1578 e seus arcos elegantes unem a Île de la Cité às duas margens do rio desde 1607. A Pont Neuf foi a primeira ponte de Paris a ser construída de pedra e a primeira sem casas, oferecendo uma vista livre para o Rio Sena, e logo caiu no gosto popular. As largas calçadas, que separavam os pedestres dos cavalos e das carruagens, também contribuíram para a popularidade da ponte.

Pont des Arts

Arts

Emoldurada pela belíssima Île de la Cité e as luzes brilhantes da Torre Eiffel, a Pont des Arts é um dos melhores locais para assistir ao nascer do sol. Todos os dias, as pessoas ocupam os bancos ao longo da ponte para apreciar a vista magnífica do Rio Sena e observar o vaivém dos parisienses.

pontdesarts

A Pont des Arts também é conhecida como a ponte dos apaixonados: diz a lenda que os casais apaixonados que se beijam na ponte ficam juntos para sempre. Concluída em 1804, seu desenho inovador foi ideia de Napoleão Bonaparte. Ele queria uma ponte de metal para ligar o Institut de France ao Palais des Arts (como o Louvre era conhecido à época), que acabou inspirando o nome da ponte. Obviamente, a ponte já serviu de inspiração para inúmeros artistas.
Até Maio de 2015, a ponte comportava quase um milhão de cadeados fixados nas grades da ponte como símbolo do amor entre os casais que visitavam Paris. Por causa do peso excessivo gerado pelos cadeados (aproximadamente 45 toneladas), a prefeitura decidiu retirar os cadeados e trocar as grades por placas de vidro (para impedir que os cadeados fossem novamente fixados alí).

Pont Alexandre III

Pont.Alexandre.III.original.9379

Lanternas antigas, ninfas e cavalos alados dourados: muitas pessoas dizem que a Pont Alexandre III é a mais bonita de Paris. A ponte foi inaugurada para a Exposição Universal, em 1900. Ela foi batizada em homenagem ao czar russo Alexandre III como símbolo da renovação dos laços de amizade entre a França e a Rússia. O estilo da ponte é inspirado no Grand Palais, que fica à direita da ponte. De noite, quando as luzes são acesas, a ponte fica com uma aparência de conto de fadas. Foi exatamente nesta ponte que se passam as cenas finas dos filmes “Meia Noite em Paris” e de “Como eu era antes de Você”.

Consulte bilhetes para vôos diretos para Paris AQUI

Fonte: Guia de Viagens KLM

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *