Conheça o Carnavalet, o museu que conta a história de Paris

Para quem gosta de arte, não é fácil escolher um museu em Paris. A cidade tem tantos museus que seria preciso uma vida toda para conhecê-los e, se bobear, ainda ficamos devendo. Mas, se você quer saber mais sobre a história da Cidade Luz não pode deixar de visitar o Museu Carnavalet. Ah… a entrada é gratuita.

Carnavalet1

Em pleno bairro Le Marais, cercado por construções da Idade Média, encontra-se este museu, cujo acervo é inteiramente voltado à História de Paris.Este palacete, ou “hôtel particulier”, do Renascimento (1548), reformado pelo ilustre arquiteto François Mansart, foi a residência da Marquesa de Sévigné, entre outras pessoas. Uma viagem no tempo, desde as origens de Paris até os dias de hoje, é o que oferece o Museu Carnavalet, colocando em destaque o espírito parisiense por meio de mais de cem maquetes, três mil esculturas, quase o mesmo número de pinturas e 230.000 gravuras! Você descobrirá acervos extraordinários: lembranças da Revolução Francesa, como as chaves da Bastilha e um anel em forma de caixão contendo cabelo do rei Luís XVI, e também lembranças de personagens famosos, como o mobiliário do quarto de Marcel Proust. O visitante pode até ver vestígios arqueológicos dos primeiros habitantes de Paris. Os três jardins, por sua vez, abrigam mais de 2.500 espécies vegetais.

Carnavalet2

Exposições Temporárias

O Museu Carnavalet promove, ao longo do ano, várias exposições temporárias, muitas vezes em sintonia com alguns eventos que acontecem pela cidade. Se tiver a oportunidade de ver uma delas, aproveite, pois são mostradas obras do acervo que normalmente não são acessíveis ao público. Mas, atenção, as exposições temporárias são pagas.

Serviço
Museu Carnavalet
23, rue de Sévigné (entrada pelo Hôtel Carnavalet)
75003 – Paris
Telefone: 01 44 59 58 58
Metrô – Saint Paul (linha 1) ou Chemin Vert (linha 8 )

Horários: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00 (fechado em feriados e no domingo de Páscoa e Pentecostes).
Tarifa: gratuito para o acervo permanente. Para as exposições temporárias, o preço varia de acordo com a exposição.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *