Criada para durar duas décadas, Torre Eiffel completa 128 anos

Há exatamente 128 anos, (31/03/1889) era inaugurada em Paris a Torre Eiffel, um dos monumentos mais famosos e mais visitados do mundo. A imponente construção de 324 metros foi idealizada pelo engenheiro Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889 e construída no parque Campo de Marte para durar apenas 20 anos, mas se tornou o símbolo da França e atrai cerca de 7 milhões de turistas a cada ano. Desde a sua inauguração, estima-se que 250 milhões de pessoas já visitaram a grande “Dama de Ferro” de Paris.

Gustave Eiffel

Quem olha para a famosa torre talvez não faça ideia da história que ela guarda. Em meio à agitação cultural e tecnológica que tomavam o mundo às vésperas do século 20, o governo francês planeja a Exposição Universal de 1889 e lança um concurso de design arquitetônico para um monumento a ser construído no Campo de Marte, no centro de Paris. O projeto do engenheiro Eiffel vence a competição e, dois anos depois, era inaugurada a torre que levaria o seu nome e que viria a ser um dos monumentos mais reconhecidos no mundo inteiro.

Concebida para ser uma instalação temporária e para celebrar o centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel deveria ser demolida em 1909, quando expirava o contrato de 20 anos do uso do terreno pela Exposição Universal. No entanto, sua utilidade para experimentos científicos (ela abrigou um laboratório meteorológico no terceiro andar) e como antena de transmissão de rádio foi um dos motivos que a mantiveram intacta. Foi assim que, em 1921, nasceu a rádio Torre Eiffel e que, em 1935, começaram a ser transmitidos os primeiros programas de televisão pela torre. Ainda hoje, ela serve de antena para a transmissão de programas de rádio e televisão da região parisiense.

Dimensions_Eiffel_Tower-es.svg

A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas além do restaurante “58 Tour Eiffel” e o segundo nível fica o famoso restaurante “Jules Verne”.

Fonte de pesquisa: www.pt.rfi.fr / Wikipedia / Google

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *