Em Paris, concurso elege a melhor baguette do ano

Sempre que estou em Paris, fico observando os parisienses de boina, seguindo elegantemente para casa, carregando sua baguette debaixo do braço (confesso que já experimentei esta sensação hahaha). Esta imagem pode até ser um clichê, mas a verdade é que o pão, especialmente a baguette, é uma instituição nacional na França.

Na cidade conhecida por produzir os melhores pães do mundo, e que conta com mais de 1.100 boulangeries (padarias), o Grand Prix de la Baguette de Paris (Grande Prêmio da Bagete) é algo como a escolha da melhor baguete do mundo. O concurso acontece sempre no mês de maio.

7-1024x682

Em 2015, a melhor baguete de Paris é a da padaria Grenier no 18º Arrondissement. Para quem quiser conhecer a padaria, o endereço é 38, rue des Abbesses, XVIII. O padeiro ganhou um cheque de € 4.000, e a padaria ganhou a exclusividade de ser a fornecedora oficial de pães, por um ano,  do Palácio do Eliseu (este palácio é equivalente ao nosso palácio do planalto do governo, em Brasilia).

photo-765x1024

Djibril Bodian já havia vencido em 2010.

Neste ano, as 231 baguettes inscritas no concurso foram provados por um jurí com 15 membros especialistas no assunto.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *