Entre as tragédias de Paris e Mariana, preferimos a Paz

Por Rogerio Moreira.

Como a maioria das pessoas em todo o mundo, também estamos chocados com os acontecimentos recentes em Paris. O terror nos coloca em um sentimento que mistura medo, insegurança, revolta e incerteza. Terror é sempre terror e esta palavra tem uma abrangência bem grande. Pelas redes sociais vemos pessoas comentando que os brasileiros estão se preocupando com o terror em Paris e estão se esquecendo da tragédia em Mariana/MG. O fato é que os dois fatos são de extrema gravidade. Um por conta do extremismo de terroristas islâmicos, outro por conta do descaso político e desrespeito de governantes para com seus eleitores que tiveram suas vidas modificadas para sempre, sem falar no dano ambiental que levará séculos para ser reparado.

Os dois fatos são muito polêmicos e passíveis de discussões ilimitadas, por isso preferimos não nos aprofundar na questão, pois tragédias no Brasil e atos de terrorismo mundo afora, infelizmente não é novidade para ninguém. O que gostaríamos de colocar é que pouco podemos fazer, por isso devemos evitar críticas para quem se solidariza com um ou outro caso. Vamos direcionar nossos pensamentos positivos para que tudo se resolva da melhor forma possível. No caso de Paris, existe um esforço mundial e pela importância da cidade, naturalmente receberá mais atenção (inclusive pela midia brasileira). No caso do Brasil, foram feitas inúmeras doações de populares.Tanto que a prefeitura de Mariana pediu a suspensão de doações para que se possa avaliar se o que ja foi arrecadado, atende aos necessitados e para que não haja desperdício. Veja AQUI uma nota sobre o assunto.

É muito triste ver uma cidade como Paris em um domingo de sol, com pessoas cabisbaixas , ruas em silêncio com lojas fechadas, Torre Eiffel vazia, Louvre fechado, Roda Gigante desativada…. Paris, novamente voltou a viver o que sentiu há poucos meses, no caso do Charlie Hebdo. Quanto à Mariana, nem é possíver enxergar a cidade, que está coberta de lama…. pessoas que perderam suas histórias, seus documentos, recordações, até mesmo suas origens, agora serão forçados a reconstruir suas vidas do zero. Sem falar do pesadelo de um dos maiores desastres ambientais ja ocorridos no país. Seres humanos, são seres humanos em qualquer lugar do mundo e merecem o mesmo respeito de todas as nações. Vamos nos unir e trabalhar para que a vida continue da melhor forma possível, ainda que tenhamos obstáculos a vencer a cada dia.

Entre as duas tragédias, preferimos a Paz e desejamos que Mariana possa voltar a ser a cidade que seus habitantes aprenderam a amar e que Paris possa ser sempre a nossa Paris, cheia de brilho e luz.

Rogerio Moreira é Editor do blog “Paris Sempre Paris”, além de Publicitário, Jornalista, Empreendedor e estudioso da história de Paris e da França.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *