“La crue” de 1910, a maior enchente da história de Paris

Neste ano de 2016, paris lembra os 106 anos de uma das maiores catástrofes naturais da cidade. No dia 28 de janeiro de 1910, o nível do rio Sena atingiu uma marca nunca antes registrada na escala gravada em um dos pilares da Ponte de Austerlitz: 8,6 metros. Paris — na época considerada o paradigma das metrópoles mundiais, depois da reurbanização dos anos 1860 — transformou-se em Veneza.

crue2

Durante um mês inteiro de inverno, as ruas do centro da cidade e 20.000 imóveis ficaram alagados. Um milhão de pessoas foram evacuadas da capital francesa. A população trocou veículos por barcos. O prejuízo foi de 1,2 bilhão de euros atuais.

seine 065

crue1

No plano político, a enchente fez emergir a Terceira República. Se a Comuna de Paris dividiu o país, a enchente gigantesca provocou uma rara unidade nacional, que nunca mais foi reproduzida, nem durante as duas grandes guerras mundiais.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *