Meia Noite em Paris e o aniversário de 80 anos de Woody Allen

Na semana em que Woody Allen completou 80 anos, vamos falar de um de seus maiores filmes.

Nas fotos que ilustram este post, o Diretor orienta seu elenco durante as filmagens do longa.

Meia Noite em Paris é especial para quem ama Paris e todo o seu encantamento! Para quem conhece ou não conhece, mas já ouviu falar. Para os apaixonados de plantão que sempre ligam a Cidade ao Amor, Paixão e Romantismo. Porém, “Meia Noite em Paris” nos mostra muito mais do que romantismo. Nos mostra um lugar lindo, em que tudo é muito aceito para quem assiste.

Paris2

Meia Noite em Paris conta a história de Gil (Owen Wilson), um roteirista famoso em Hollywood que viaja à Paris com a noiva Inez (Rachel McAdams) para acompanhar os pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy), em uma viagem de negócios. John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Gil sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Paris3

Apesar de bem sucedido no mundo do cinema, Gil sonha em ser escritor e prepara seu primeiro romance. Apaixonado pela Cidade Luz, ele idealiza largar tudo e mudar para a cidade, mas sabe que está mais próximo de voltar para os Estados Unidos e viver uma vida vazia em Malibu. Com uma viagem a uma cidade linda e um rascunho de uma romance pra lá de saudosista em mãos, tudo é pretexto para que ele se lembre do passado e dos que fizeram arte naquele lugar mágico. Um dia (durante a noite), andando pelas ruelas sob o efeito de algumas doses de vinho, ele acaba “viajando” no tempo e vai parar na década de 20, onde poderá descobrir uma grande verdade! E conhece o lado “mágico” de Paris.

Com uma trilha sonora linda unindo o jazz com canções de lendas da música, o diretor sempre faz referências à nomes da música, pintura, cinema, etc. Mas nesta produção, Allen se superou! Foi a fundo na inspiração. Na verdade, ele vai tão longe que parece que vai se perder e a história perder o tom do início, o que não acontece justamente por causa do roteiro incrível e das atuações excelentes do elenco. Uma produção, sem dúvidas, feita com muito carinho para os amantes do cinema de qualidade. Mas, se você não entende muito de artes plásticas, música ou até mesmo de literatura, o diretor deixa o recado bem dado:”Você não terá dificuldade alguma em se deixar levar pela crise existencial de Gil. Basta se envolver na história.”

Se apaixone também por Paris! Aprecie o filme e toda a mágica com que Gil se envolve em suas saídas noturnas, deixando Inez super desconfiada! Diferente das Comédias Românticas que estamos acostumados a ver. Sem apelativos e risadas forçadas, mas sim um encantamento pela Cidade, pelos personagens e toda a história.

Paris4

Curiosidades:
– Meia Noite em Paris foi inteiramente rodado na França;

– O filme marca a estreia da primeira dama francesa Carla Bruni como atriz no cinema. Antes ela havia apenas tido uma participação como ela mesma em Prêt à Porter (1994);

– Durante o início das filmagens, várias publicações chegaram a dar com certa a demissão de Bruni devido a dificuldades nos bastidores, já que ela queria repetir cenas, o que teria irritado o diretor;

– A atriz Lea Seydoux (Robin Hood) chegou a ser apontada como substituta direta, mas entrou para o elenco em outra função;

– Foi o filme de abertura do Festival de Cannes 2011.

– Ganhou o Oscar de melhor roteiro original em 2012.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *