Museu de Rodin, um dos mais visitados em Paris

O Musée Rodin foi inaugurado em 1919 no Hotel Biron e exibe obras do escultor francês Auguste Rodin. Abriga 300 obras de diversos materiais – de cera a bronze – além de pinturas, rascunhos e fotografias, todos assinados por Rodin ou relacionados ao gênio de alguma forma.

jardin_du_musc3a9e_rodin

Enquanto morava na Villa des Brillants (em Meudon, subúrbios de Paris), Rodin usou o Hôtel Biron como sua oficina a partir de 1908. Posteriormente doou a sua colecção completa de esculturas (juntamente com pinturas de Vincent van Gogh e Pierre-Auguste Renoir que ele tinha adquirido) para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.

Cena do filme Meia Noite em Paris, gravada nos jardins do museu

Cena do filme Meia Noite em Paris, gravada nos jardins do museu

O Musée Rodin contém a maioria das criações significativas de Rodin, incluindo O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno. Muitas das esculturas estão expostas no grande jardim do museu em ambientes naturais. O Hotel Biron é um dos museus mais visitados de Paris. Nos jardins, nos fundos do edifício do museu existe um pequeno lago e um restaurante.

O museu tem também uma sala dedicada às obras de Camille Claudel (aprendiz e amante de Rodin) e também algumas pinturas de Monet, das coleções pessoais de Rodin.

Curiosidade: nos jardins deste museu, foram gravadas cenas do consagrado filme Meia Noite em Paris, de Woody Allen.

Musee-Rodin-156 (1)

Hôtel Biron, 79, rue de Varenne, 75007 Paris, França
Metrô: estação Varenne (linha 13)

Horário de funcionamento:
Abr/Set 3ª/dom 10h/17h45
Out/Mar 3a/dom 9h30/16h45

Ingressos:
Adultos: € 10,80
Estudantes de 18 a 25 anos: € 6,80

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *