Arco do Triunfo do Carrossel do Louvre. Você sabia?

O Arco do Triunfo do Carrossel do Louvre (Arc de Triomphe du Carrousel) fica na mesma linha que o Obelisco de Luxor, na Place de la Concorde, a Avenida dos Champs Elysées, o Arco do Triunfo da Champs Elysées, a Avenida da Grande Armée e o Arco do Triunfo de la Defense.

Edificado a mando de Napoleão Bonaparte em homenagem ao seu Grande Exército entre 1807 e 1809, o monumento está localizado diante do Louvre, sobre a esplanada que precedia a ala do Palácio das Tulherias (antes que o palácio fosse queimado, em 1871). Celebrando a vitória dos exércitos franceses na Batalha de Austerlitz, o Arco do Triunfo, desenhado por Charles Percier et Pierre-François-Léonard Fontaine, ilustra a campanha de 1805 e a capitulação de Ulm (cidade localizada na atual Alemanha) em 1807.

O arco faz explicitamente referência aos Arcos do Triunfo do Império Romano e, notadamente, ao Arco di Settimio Severo em Roma. Os temas dos baixos-relevos ilustrando as batalhas foram escolhidos pelo diretor do Museu Napoleão (situado à época no Palácio do Louvre), Vivant Denon, e desenhados por Charles Meynier.

A quadriga, coroando o arco (foto acima), é cópia dos Cavalos de Bronze de Constantino I, parelha ornando a parte superior da porta principal da Basílica de São Marcos de Veneza. Com efeito, ao voltar da Primeira Campanha da Itália (1796-1797), o exército francês, comandado pelo general do “Exército da Itália”, Napoleão Bonaparte, trouxe de Veneza (1798) o original da escultura como “tesouro de guerra” e a colocou sobre o monumento.

Ele foi cercado por duas “vitórias douradas” a partir de 1808. Em 1815, após a Batalha de Waterloo e a queda do imperador Napoleão I, a França entrega a quadriga aos austríacos que logo a devolvem para a cidade de Veneza, que recentemente havia sido anexada ao Império Austríaco pelo Congresso de Viena.

Para que os ornamentos do monumento ficassem completos, uma cópia dos cavalos de Bronze é então produzida pelo escultor François Joseph Bosio em 1828.

GOSTOU DESTE POST? COMENTE E COMPARTILHE. ISSO NOS AJUDA A MELHORAR NOSSO TRABALHO PARA VOCÊ!

Para relatar um erro, envie uma mensagem para redacao@parissempreparis.com.br

Siga-nos em nossos outros canais:
Facebook ParisSempreParis
Instagram @ParisSempreParis
Twitter @Sempre_Paris
Pinterest ParisSempreParis
YouTube ParisSempreParis

As melhores opções de Voos para Paris, você encontra AQUI

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *