Rue de Rivoli e Hôtel de Ville. Você sabia?

A Rue de Rivoli é uma das ruas mais famosas de Paris e em suas lojas são encontradas algumas das marcas mais elegantes do mundo. Seu nome é uma homenagem à primeira vitória de Napoleão contra o exército austríaco na batalha de Rivoli, combatida entre 14 e 15 de Janeiro de 1797.

Esta famosa rua passa bem ao lado do prédio da Prefeitura de Paris. É alí, que desde 1357 o governo municipal de tem sua sede. Por ordem do rei François I, em 1533, a antiga casa foi demolida para dar lugar a um paço municipal mais suntuoso. O edifício, em estilo renascentista, só foi terminado cerca de um século depois, no reinado de Louis XIII.

rue-rivoli-paris-tourism-shopping

O Hôtel de Ville abriga a Câmara Municipal e a Prefeitura de Paris. Em frente ao palácio está a antiga Place de Grève, na qual desde o século XIV os parisienses se reuniam para assistir execuções públicas. A última execução ocorreu em 1830 e depois disso a praça foi rebatizada como Place de l’Hôtel de Ville, até porque “greve” tem uma conotação que desagrada a autoridades em geral. A praça foi ampliada mais tarde dentro do projeto de reurbanização de Paris levado adiante pelo barão Haussmann.

Dramáticos episódios políticos da história da França tiveram o Hôtel de Ville como cenário: o massacre do prevot des marchands por uma multidão enfurecida, no dia 14 de julho de 1789, mesmo dia da Tomada da Bastilha, símbolo do início da Revolução Francesa; o golpe do dia 9 Termidor do Ano II da Revolução Francesa, quando Robespierre levou um tiro no queixo, foi preso e logo executado; os enfrentamentos entre a população parisiense e as autoridades e forças policiais durante a guerra franco-prussiana, que culminaram com a instauração da Comuna de Paris em 1871; o incêndio que consumiu o interior do edifício e deixou apenas a estrutura de pedra.

O Hôtel de Ville foi reconstruído de 1873 a 1892. A fachada foi refeita de acordo com o desenho renascentista original, mas o interior foi reconstruído de forma muito mais luxuosa e imponente. Mais de 100 esculturas, inúmeros murais, imensos lustres de cristal e escadarias de mármore ilustram a arte da III República.

Visitas gratuitas porém agendadas e guiadas VEJA AQUI

Endereço:
Mairie de Paris – Place de l’Hôtel de Ville (esquina com a Rue de Rivoli)
75004 Paris

Fonte de pesquisa: Wikipedia/ParisGuia/Guia Top Paris 10 Folha de S. P. Imagens: Google Search

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *