Uma visita incrível à casa de Victor Hugo

Com uma tradição filosófica e intelectual fortemente reconhecida, Paris foi o lar de célebres escritores, cujas obras foram deixadas como presentes para a literatura não só francesa, mas mundial. Balzac, Baudelaire, Victor Hugo e Sartre são alguns exemplos.

Busto do escritor, esculpido pelo amigo Rodin.

E mergulhar nesse universo é perfeitamente factível, mesmo nos dias atuais. Desvencilhando-se um pouco do roteiro turístico habitual, há a chance de conhecer onde eles viveram e uma dica genial é dar um pulo na Casa de Victor Hugo (1802-1885).

Na esplêndida Place des Voges, (um dos meus lugares preferidos na capital francesa) se encontra a casa do maior escritor do século XIX.
Victor-Marie Hugo tinha 30 anos quando se mudou para este apartamento de 280m², no segundo andar do Hotel de Rohan-Guéménée, com sua esposa Adele. E lá, eles viveram por 16 anos, entre 1832-1848.

Sala de Jantar de Victor Hugo – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

A visita ocorre em duas etapas: Coleções permanentes (gratuito) e exposições temporárias relacionadas com o escritor (pago). Os objetos da coleção permanente são principalmente documentos de trabalho do escritor, como sua obra-prima, “Notre Dame de Paris”.

No seu apartamento, podemos visitar a sala de estar, a sala de jantar de inspiração medieval, ideia de Victor Hugo, a sala chinesa concebida pelo escritor, e o seu quarto.

Quarto onde Victor Hugo faleceu – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

Nesta visita você imaginará os dias em que o escritor passou escrever suas maiores obras e notará em particular o jogo de pôquer de madeira feito pelo escritor, o retrato mais famoso do escritor, pintado por Léon Bonnat e o busto do escritor esculpido pelo Rodin.

Para mim, este lugar mágico e inspirador é passagem obrigatória na capital francesa.

A casa do Victor Hugo é um museu de portas abertas sobre a vida do escritor a ser visitada!

Abaixo um vídeo disponível no site da Prefeitura de Paris (em Francês) sobre a Maison Victor Hugo:
http://www.dailymotion.com/video/xfnl14_portraits-d-ecrivains-a-la-maison-victor-hugo_news

Serviço:
MAISON VICTOR HUGO
6 place des Vosges
75004 Paris
Aberto de terça a domingo, das 10 às 18h (última entrada às 17h40)
Ingresso: Grátis (para a exposição permanente)
Site: maisonsvictorhugo.paris.fr

Voos diretos para Paris? Encontre AQUI

Fontes pesquisadas: maisonsvictorhugo.paris.fr / France.FR / Blog parciparla.com.br / Blog bigviagem.com / blogs.diariodonordeste.com.br

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

3 Comments

  1. Avatar Regina Costa disse:

    Visitei a Casa de Victor Hugo em Agosto de 2023 e ler o artigo levou-me de novo até lá.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *