Você sabia que a Torre Eiffel muda de tamanho várias vezes durante o ano?

Com seus 324 metros de altura, a Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889 para servir como portal de entrada da grande Exposição Mundial daquele ano. Sua imponência domina Paris e parece perfeitamente imutável e sólida com seus quatro enormes pilares de ferro. a Torre é inegavelmente é o maior ícone de Paris e de toda a França. Apesar de todo o seu porte e estrutura que deixam turistas de todo o mundo boquiabertos, esta magnífica obra de arte construída de ferro e assinada por Gustave Eiffel passa por algumas variações de tamanho durante o ano! O motivo é mais simples do que você imagina e neste texto explicamos de forma resumida o motivo. Acompanhe:

Obs.: Este artigo foi ilustrado com imagens de nosso perfil no Instagram , portanto, se gostar das imagens, curta nosso perfil que já conta com dezenas de milhares de seguidores, com postagens diárias sobre a Cidade-Luz.

Todos os anos, a Torre Eiffel cresce cerca de dez centímetros na altura do verão e encolhe o tempo todo quando as temperaturas do inverno apontam para baixo. Durante o mesmo ano, o tamanho da estrutura pode variar em até 20 centímetros!

Se você se lembra vagamente de suas aulas de física e química do ensino médio já deve ter entendido que essa mudança de tamanho está relacionada à estrutura de nossa Dama de Ferro.



De fato, esta ampliação / contração é o resultado de um fenômeno duplo chamado expansão e contração térmicas: a pressão constante, o volume de um corpo (gás, líquido ou sólido) aumenta ao mesmo tempo que sua temperatura… e vice-versa.

https://www.instagram.com/p/BxrmKzBF692/

Portanto, o ferro usado em quase toda a estrutura é um material particularmente afetado por esse fenômeno: como a maioria das ligas metálicas – como o ferro fundido do qual é extraído – o ferro se dilata muito, dependendo do temperatura, o que permite que a Torre Eiffel ganhe alguns centímetros quando está acima de 30° ou perde quando a temperatura cai abaixo de 0, por exemplo.

https://www.instagram.com/p/BvXvwMunLCx/

Se gostou, compartilhe este post e nos ajude a continuar produzindo conteúdos de qualidade como este, de forma gratuita.

Seguros Promo

Quando for viajar e precisar dos produtos abaixo, compre por aqui. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão por ítem vendido. Nossa equipe já testou e aprovou todos os produtos aqui citados e por isso garantimos sua satisfação. Boa viagem!

Passagens aéreas para Paris é com a AIR FRANCE
Chip de dados internacionais é com a VIAJE CONECTADO
Guia Visual de Paris (Folha de São Paulo) + Mapa é com a AMAZON
Seguro de viagem é com SEGUROS PROMO
Roteiro com 20 atrações 100% gratuitas em Paris BÔNUS

Confira mais artigos como este em www.parissempreparis.com

Quer compartilhar suas fotos e experiências de Paris e ainda receber dicas sobre a Cidade-Luz? Participe de nosso grupo no Facebook. Clique aqui!

Para relatar um erro, envie uma mensagem para redacao@parissempreparis.com.br

Siga-nos em nossos outros canais:
Facebook
ParisSempreParis
Instagram @ParisSempreParis
Twitter @Sempre_Paris
Pinterest ParisSempreParis
YouTube ParisSempreParis
Linkedin ParisSempreParis

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *