A liberdade guiando o povo

A obra que inspirou a Estátua da Liberdade…

Em francês: “La Liberté guidant le peuple” é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. No quadro de 2,60m × 3,25 m, uma mulher representando a Liberdade, guia o povo sobre corpos de derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e um mosquete com baioneta na outra. Este quadro é a obra mais conhecida de Delacroix.

A pintura foi exibida pela primeira vez no “Salão de Maio” de 1831. O governo francês comprou a pintura em 1831 por 3.000 francos com a intenção de exibi-lo na sala do trono do Palais du Luxembourg e em 1874, a pintura entrou para o acervo definitivo do Louvre.

A pintura inspirou a Estátua da Liberdade, em Nova York, que foi oferecido para os Estados Unidos como um presente dos franceses, 50 anos depois do quadro ter sido pintado. A estátua, que segura uma tocha na mão, tem uma posição mais estável, ao contrário da mulher na pintura.

Uma versão gravada desta pintura, junto com uma representação do próprio Delacroix, foi destaque na nota de 100 francos no início dos anos 90.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *