Conheça alguns dos concorrentes esquecidos da Torre Eiffel

Todos sabem que a Torre Eiffel foi a peça central da Exposição Universal de 1889, a feira mundial que ocorreu em Paris. Embora originalmente previsto para ser demolida após 20 anos, ela ainda está de pé há mais de 130 anos e atrai pessoas de todos os cantos do mundo.

Estranho pensar que a história poderia ter sido algo completamente diferente do que temos hoje.

Para marcar os 100 anos da Revolução Francesa, decidiu-se pela realização da Exposição Universal em 1889 em Paris.

Já se tinha a ideia de construir uma torre ou monumento de 300m de altura no local e então, o comitê organizador abriu em 1886, um concurso livre, com sugestões “abertas” para definir o tipo de monumento que deveria ser construído no Campo de Marte (ou seja, a ideia da Torre, só veio a partir deste concurso).

Concorrentes esquecidos da Torre Eiffel
Alguns dos projetos inscritos no concurso. Fonte @LaTourEiffel

Foram centenas de concorrentes. Os números não são precisos mas fala-se entre 300 e 700 projetos na fase inicial sendo que somente 106 deles passaram para a fase final do concurso.

Concorrentes esquecidos da Torre Eiffel
Um dos projetos recusados. Fonte @LaTourEiffel

Entre as finalistas estava a proposta de Maurice Koechlin e Émile Nouguier, cujo pré-projeto havia sido preparado dois anos antes, e que foi comprado e aperfeiçoado por Gustave Eiffel, para quem os dois trabalhavam. Esta proposta acabaria sendo a proposta vencedora.

Concorrentes esquecidos da Torre Eiffel
Um dos projetos recusados. Fonte @LaTourEiffel

Entre as propostas recusadas tinha uma que sugeria uma fonte de água gigantesca, que abasteceria Paris nos dias quentes de verão e em caso de seca; outra trazia o desenho de um farol de 300m de altura, revestido com granito e com luzes tão fortes que qualquer pessoas poderia ler um jornal na rua à noite (imagem abaixo). Ambas recusadas.

Outras propostas recusadas ilustram este artigo.

Concorrentes esquecidos da Torre Eiffel
Proposta de um farol revestido de granito, com 300m de altura © Wikimedia Commons

O que pouca gente sabe é que uma das propostas mais inusitadas era de se construir uma gigantesca guilhotina, símbolo da Revolução Francesa, com 300m de altura. A obra iria “homenagear” as mais de 17 mil pessoas que morreram guilhotinadas, entre elas o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta, durante o Período do Terror.

Concorrentes esquecidos da Torre Eiffel
O pré-projeto, desenhado por Maurice Koechlin e Émile Nouguier em 1884 (repare a comparação com outros monumentos como o Arco do Triunfo, a Notre Dame e a Estátua da Liberdade) Fonte @LaTourEiffel

O desenho principal que ilustra este artigo, com a projeção da guilhotina, foi concebido muito tempo depois, pois não há registros do projeto original e nem de quem o teria concebido.

Concorrentes esquecidos da Torre Eiffel
Um dos projetos recusados. Fonte @LaTourEiffel

O que se tem são histórias e detalhes isolados que só servem para provocar nossa curiosidade em relação a que projeto poderíamos ter no lugar da hoje tão famosa, Torre Eiffel.

Uma pergunta que fica é: se a Torre Eiffel foi pensada para durar apenas 20 anos, uma guilhotina de 300m de altura ficaria alí por quanto tempo?

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e ajude a levar as histórias incomuns de Paris à frente! Obrigado! 🙂

Quando for viajar e precisar dos produtos abaixo, compre por aqui. Você não paga nada a mais por isso e desta forma, nós recebemos uma pequena comissão por ítem vendido. Nossa equipe já testou e aprovou todos os produtos aqui citados e por isso garantimos sua satisfação. Boa viagem!

Passagens aéreas para Paris é com a AIR FRANCE
Chip de dados internacionais é com a VIAJE CONECTADO
Guia Visual de Paris (Folha de São Paulo) + Mapa é com a AMAZON
Seguro de viagem é com SEGUROS PROMO
Roteiro com 20 atrações 100% gratuitas em Paris BÔNUS

Mais artigos direto da redação

Confira mais artigos como este em www.parissempreparis.com

Quer compartilhar suas fotos e experiências de Paris e ainda receber dicas sobre a Cidade-Luz? Participe de nosso grupo no Facebook. Clique aqui!

Para relatar um erro, envie uma mensagem para redacao@parissempreparis.com.br

Siga-nos em nossos outros canais:

Grupo no Facebook ParisSempreparis
Facebook
ParisSempreParis
Instagram @ParisSempreParis
Twitter @Sempre_Paris
Pinterest ParisSempreParis
YouTube ParisSempreParis
Linkedin ParisSempreParis

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *