Le Parc Monceau

O parque Monceau é um dos parques mais elitistas de Paris.

Este maravilhoso parque foi construído em 1778 quando Monceau não fazia parte ainda da capital francesa. Em 1861, durante as grandes reformas de Haussmann, o parque foi reformado e fechado com grades e portões de ferro dourado. A aristocracia da época construiu seus palácios em torno do parque e aí viveram as famílias Rothschild, Pereire, Camondo e os Cernuschi. Dois destes palácios foram doados para a prefeitura com toda a coleção de obras de arte que possuíam e se transformaram em museus: o museu Camondo e o museu Cernuschi. A região ainda hoje é extremamente elitista e viver em torno do parque ou nos seus arredores é para poucos.

O parque possui 4 entradas. A principal no número 33 boulevard de Courcelles e 3 outras na avenida Vélasquez, Van Dyck e Ruysdael. A decoração do parque contém falsas colunas gregas, riachos e pontes com decoração asiática, esculturas clássicas. Ele não é grande porém, muito bonito.

Um volta pelo parque, uma visita aos museus Nissim de Camondo e Cernuschi, uma parada gastronômica na padaria Be, do chefe Alain Ducasse é um belo e agradável passeio por Paris fora dos circuitos do turismo convencionais.

Museu Nissim de Camondo: 63 rue de Monceau 75008 Paris – metro Villiers ou Monceau

Museu Cernuschi: 7 avenue Vélasquez – 75008 Paris – metro Monceau

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *