O antes e o depois da pirâmide do Louvre

Em 1984, o então presidente da França, François Miterrand, decidiu ampliar e valorizar a entrada do Museu (que ficava sempre lotada) e confiou um projeto ao arquiteto Ieoh Ming Pei

O arquiteto projetou a pirâmide, construída inteiramente com segmentos de vidro, num estilo futurista sendo constituída por 603 peças de losango e 70 segmentos triangulares de vidro.

A pirâmide tem as mesmas proporções que a pirâmide de Gizeh.

Os visitantes que entram através da pirâmide podem descer ao átrio espaçoso, em seguida, voltar a subir para os principais edifícios do Louvre.

A pirâmide, inaugurada em 04 de março de 1989, também é mito de uma lenda urbana;

Tem sido alegado por alguns de que os painéis de vidro na Pirâmide do Louvre, tem exatamente o número 666, o Número da Besta.

O número 666, também foi citado em vários jornais. O museu do Louvre, no entanto afirma que a Pirâmide contém 673 painéis de vidro (603 losangos e 70 triângulos).

O mito ressurgiu com o filme ” O código da Vinci”, no qual o protagonista diz que a pirâmide com 666 painéis , seria uma exigência do presidente Miterrand.

Mas basta um cálculo rápido com base em 18 unidades por borda com duas camadas removidas no centro,para se confirmar o número 673.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *