O dia de Finados em Paris e suas celebridades

Apesar de não ser feriado na França, o dia 2 de Novembro também é uma data especial dedicada à homenagem de pessoas queridas que já  foram.

Apesar de parecer um pouco mórbido, a visita de cemitérios como Père Lachaise, Passy ou Montparnasse tem se tornado atração turística devido aos nomes mais conhecidos da nossa História estarem por lá.

Vamos falar de algumas das celebridades que repousam nos cemitérios de Paris:

Jim

Jim Morisson: cemitério Père Lachaise
O célebre cantor do The Doors passou seus últimos meses em Paris, onde morreu em um quarto de hotel em 1971. Seus admiradores vem de todos os lados do mundo para cobrir de flores sua tumba, que é disparada a mais visitada entre todos os cemitérios da cidade.

oscar-wilde-horizontal-gallery

Oscar Wilde: cemitério Père Lachaise
Morreu em Paris no ano de 1900, o escritor irlandês de O retrato de Dorian Gray conservou seu sarcasmo até no seu leito de morte. Impossível perder sua tumba, esculpida por Jacob Epstein.

frederic-chopin_c_jpg_681x349_crop_upscale_q95

Fréderic Chopin: cemitério Père Lachaise
Nascido na Polônia em 1810, o compositor clássico morreu em Paris em 1849. Sua tumba é ornada com uma estátua da musa de Érato e de um busto do compositor.

edith

Edith Piaf: cemitério Père Lachaise
A cantora nasceu em um bairro popular de Belleville em 1915, próximo do cemitério onde ela foi enterrada em 1963.

allan20kardec

Alan Kardec: cemitério de Père Lachaise
Uma das tumbas mais visitadas pelos brasileiros, que não cansam de deixar mensagens e flores ao pai da doutrina espírita. Na tumba, existe um busto de Allan Kardec.

Manet

Édouard Manet: cemitério de Passy
Nascido em Paris em 1832, Manet foi um dos maiores nomes da escola Impressionista. Morreu em 1883, deixando mais de 400 pinturas. A mais celébre delas “Le Dejeuner sur l´herbe”, hoje exposto no Musée d’Orsay.

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *